ITERPA- INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ

ITERPA- INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ em Belém

Rua Farias de Brito, 56 São Brás

Como Chegar
Esta informação foi útil pra você?
Sim
Não

Ninguém avaliou esta empresa, seja o primeiro agora
Entrar em contato Enviar por e-mail Atualize as informações Algum problema com as informações?
91318165... Ver telefone

Descrição

O Instituto de Terras do Estado do Pará (Iterpa) foi criado em 08 de outubro de 1975, por meio da Lei nº 4.584. O governador da época era Aloysio da Costa Chaves, que propôs a criação de uma autarquia de direito público, autonomia administrativa e financeira, com sede e foro em Belém, para atuar na execução da política de preservação do patrimônio agrário paraense, além de promover o fim da insegurança dominial e a tão almejada paz no campo

A criação do Iterpa simbolizou um importante marco na história da regularização fundiária, pois o órgão passou a ser executor da política agrária do Estado, missão que até então estava sob responsabilidade da Divisão de Terras da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), hoje Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuária e de Pesca (Sedap).

A criação do Iterpa ocorreu dentro de um contexto de intervenção federal no Pará, marcada pelos efeitos do Decreto Lei 1.164/71, que instituía a federalização de mais de 70% das terras do patrimônio do Estado, além da presença de órgãos diretamente subordinados à Secretaria do Conselho de Segurança Nacional que objetivavam principalmente a distribuição das terras públicas da Amazônia por meio de órgãos como o Incra, Getat (Grupo Executivo de Terras do Araguaia-Tocantins) e Gebam (Grupo Executivo do Baixo Amazonas).


Horário de funcionamento

Abre às 08:00
  • Segunda à Sexta das 08:00 às 14:00

Social / Internet

Informações gerais

Última atualização: 18/07/2017
Faixa de preço: Indeterminado

Atualizar informações desta página

Deixe sua Avaliação para ITERPA- INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ

Casa das Receitas

Principais cidades

Quer mais visibilidade para a sua empresa ou serviço?

Aviso importante

O GuiaJá não se responsabiliza pelas informações contidas no site, elas são publicadas por usuários. Caso alguma informação no site seja indesejável, você mesmo pode solicitar a remoção do conteúdo na página da empresa ou entrar em contato.